quarta-feira, 12 de setembro de 2012
ARTISTAS DA NOSSA TERRA - TALITHA MESQUITA
Talitha Mesquita iniciou seus estudos em Dança na Academia Espaço Vital em Três Pontas, MG, com Nilma Vilela, no ano de 1992, onde também começou sua carreira de professora. Cursou bacharelado e licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Viçosa de 2002 a 2007, foi aluna especial do Mestrado em Artes Cênicas da Unicamp (2007 a 2009), onde desenvolveu trabalhos publicados em congressos e seminários nacionais e internacionais, em sites e livros (Seminários de Dança I – O que quer e o que pode a técnica?; Seminários de Dança II – Conversar sobre Dança e Educação). Cursou ainda pós-graduação em Arte e Educação pelo Centro Universitário Claretiano (2010), de Campinas – SP. Além de atuar como intérprete-criadora independente, como bailarina já estagiou no Grupo Sarandeiros de Danças Populares (da UFMG, em 2006), participou do Grupo Êxtase de Dança Contemporânea, de Viçosa (200 e 2003), além de grupos também independentes e Coletivos, nos quais trabalhou com grandes nomes da Dança, dançando coreografias de Renato Vieira, Tíndaro Silvano, Mário Nascimento, participando de espetáculos e festivais, e sendo aluna de nomes como Sylvio Dufrayer, Solange Caldeira, Teinha, Sandro Borelli, Graziela Rodrigues, Cássia Navas, Helena Katz, Renato Ferracini (LUME Teatro), dentre outros.
Em São Paulo-SP, participou de Jams de Dança no CCSP e apresentou um trabalho prático no Teorema (2008), como propositora, tendo como tema a Composição Coreográfica com uso de objetos cênicos (Redécouverte). Na docência, foi professora no projeto Tim Arte-Educação em Viçosa-MG, educadora na ONG Instituto Mensageiros em São Paulo-SP, ensinou Dança em escolas da rede pública e particular, além de academias, e de participar como docente convidada da disciplina Arte e Educação do curso de Pedagogia da UNIP de Campinas-SP (2009); trabalhou ainda como professora de Artes (concursada), com projeto em Dança, pela Prefeitura Municipal de Campinas (2009 e 2010); foi coordenadora dos cursos de Cultura do SESI Minas (2011), na Unidade de Contagem, MG, dirigindo espetáculos, mostras didáticas e a Mostra Cultural. Atualmente (2012), participa do Grupo de Discussões sobre Dança de BH, atua como intérprete-criadora independente, enquanto termina especialização em Pilates pela Physio Pilates e já trabalha no Centro de Treinamento Ativar seu Eu em Movimento (Centro da Physio Pilates em Belo Horizonte – MG), na preparação corporal e condicionamento físico de bailarinos e atores de companhias como Grupo Corpo, Cia. de Dança do Palácio das Artes e Grupo Galpão de teatro. Talitha, que foi colunista da Tribuna de Três Pontas (em 2001, quando cursava jornalismo no Unis), ainda tem como hobby a escrita em seu blog Reflexo Real. Participou da 3ª edição do Festival Música do Mundo (2012) com uma improvisação no Sarau “De Corpo e Alma”, na Casa de Cultura Alfredo Benassi, a partir da leitura de textos e música, com Isabela Morais e o Bando do Tiê Preto, de Araraquara.
Independente da área da Dança que esteja atuando, Talitha sempre torce e luta pela valorização das Artes: “Acredito no poder educacional e transformador da Arte na formação de seres humanos mais plenos, críticos e sensíveis, capazes de (re)construírem sua história e a sociedade a que pertencem. Acredito no poder que a Arte tem de permitir a construção do conhecimento de forma lúdica, além da possibilidade de se resgatar memórias através dela e de se desenvolver a capacidade interpretativa e a criatividade”.

